Biografia

Convido-os gentilmente aqui à conhecer um pouco da minha história de vida...

É com muito orgulho que sou joinvilense, e compartilho um pouco de minha história de vida com os ilustres munícipes e também com os cidadãos brasileiros e estrangeiros. Eu sou Católico, nasci em 31 de julho de 1968, tenho duas irmãs gêmeas (Luciana e Maria Isabelita). Aos dois anos de idade eu e minha família nos mudamos e fomos morar em Curitba/PR. Na metrópole paranaense, iniciei os meus estudos até completar o ensino fundamental (antigo 1º grau). Aos 14 anos de idade meu pai faleceu, era o ano de 1982. Em 1983, eu, minha querida mãe Erica e irmãs estávamos residindo na cidade de Rio Negro/PR, cidade que faz divisa com Mafra/SC. Em junho do mesmo ano, uma enchente devastou o município e por força das circunstâncias e, ainda, muito triste com a morte de meu pai, retornamos todos à terra natal (Joinville) a fim de ficarmos perto de nossos ascendentes.

Completei meus estudos do ensino médio (antigo segundo grau) no Colégio dos Santos Anjos em 1986.

Em 1989, me formei em informática no Instituto Makrodata no Paraná.

Meu enlace matrimonial ocorreu em novembro de 1991, casei-me na Catedral de Joinville (Paróquia São Francisco Xavier). A festa para os convidados aconteceu na Sociedade 31 de julho (conhecida como Sociedade dos Subtenentes e Sargentos) próximo ao antigo Baturité (Bairro Atiradores – Joinville/SC). Três curiosidades: o nome da sociedade (31 de julho), corresponde a minha data de nascimento e, no mesmo local, cinco anos antes, conheci a pessoa com a qual me casaria na referida data. A pessoa com quem me casei tem o mesmo nome de uma de minhas irmãs gêmeas (Luciana).

Em 13 de maio de 1995 (data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora d Fátima) nasce o meu primeiro e único filho André Ricardo Rieper Filho, um dos grandes motivos da minha alegria em viver e do meu aprendizado na condição de pai. Ele nasceu no sábado que antecedeu o Dias das Mães.

Gosto muito de animais, sempre pude ter ao meu lado os fiéis companheiros (meus cachorros da raça Basset).

Em 1997 me formei em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville, unidade mantida pela Associação Catarinense de Ensino – ACE. No ano de 2000 já tinha concluído as disciplinas do Curso de Mestrado em Educação, Cultura e Tecnologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina e, também, o curso de proficiência em língua estrangeira (inglês e espanhol).

Fui professor universitário por 12 anos. No período compreendido entre 2003 à 2008 fui coordenador de curso superior e Diretor de Ensino Superior (2002 à 2010) em duas instituições da nossa querida Joinville. Sou e, sempre fui, muito grato à todos os locais de trabalho que me acolheram na condição de colaborador, sem os quais, não teria tido a oportunidade em crescer pessoal e profissionalmente.

Ainda, no ano de 2008, iniciei as gravações de minhas composições com solo em piano após ter me recuperado de um problema de saúde e não parei mais. A música representa para mim uma forma personalíssima de expressar o sentimento daquilo que vivemos no cotidiano e retrata a nossa experiência de vida. O mundo fala vários idiomas, mas a linguagem da música é universal. O respeito do intérprete pela obra do compositor representa o amor e a entrega pela nobre causa da arte que é aproximar as pessoas. A música é nossa grande companheira, ela atravessa gerações e, mesmo quando não mais estivermos aqui, ela certamente continuará nos ouvidos dos apaixonados. Música é arte e política, música é vida, viva a música!

Fui idealizador da Academia Joinvilense de Música. No período de 2009 à 2011 dediquei-me de forma indireta à referida instituição que era especializada em aulas de guitarra, violão, baixo, bateria, teclado, piano, técnica vocal e canto.

Em 2010 iniciaram-se as atividades da WebTV Joinville (TV pela internet) a qual fui idealizador, fundador e apresentador. Clique aqui para visitar a página da WebTV Joinville.

Em 19 de agosto de 2011, ocorre a minha separação conjugal, data próxima a comemoração dos vinte anos de matrimônio.

Cursei em 2013 o 5º ano do Curso de Direito pela FGG - Faculdade Guilherme Guimbala.

Por sentença proferida em 19 de fevereiro de 2013, divorciei-me.

André Ricardo Rieper


Joinville/SC,  texto publicado, primeiramente, em 15 de outubro de 2011 e revisado em 29 de setembro de 2014.

Natal em família? Vídeo emocionante!

A rede de supermercados alemã, Edeka, chegou com um comercial de cortar o coração para nos lembrar que uma das coisas mais importante do Natal é passar o tempo com a família. Começa com um homem aposentado a voltar para casa, com o seu cão, que recebe um correio de voz da filha dizendo que ela e seus filhos não podem passar o Natal com ele, prometendo que fazem no próximo ano. Mas passam três anos e ele continua sozinho no Natal.
Depois todos, filhos, filhas e netos recebem mensagens e cartas com a notícia da morte de seu pai. Visivelmente cheios de remorso, voltam para a casa da família para cumprir o luto. Mas quando entram na propriedade é de partir o coração… Vamos apenas dizer que a mensagem de EDEKA para o Natal: É hora de voltar para casa, a bem ou a mal

Minha entrevista na TVBE Canal 11

Entrevista de André Ricardo Rieper concedida em 23/07/2014 à Sérgio Silva no programa TVBE Entrevista - Canal 11 em Joinville/SC. Temas: Tecnologia, Educação Superior, Pós-graduação, Ensino à Distância e WebTV Joinville.

Indignação popular - Momento, de novo, mais que oportuno, Sr. Brasil!

Sinto vergonha de mim, de Cleide Canton e Rui Barbosa, declamado no ano de 2007 e reprisado em 2011, por Rolando Boldrin, ainda é atual. Em verdade, as frases ditas se encaixam nesse momento, de novo, mais que oportuno, Sr. Brasil!
Assista o vídeo e reflita!

O que você quer ser quando crescer?

Vídeo motivacional sobre a vida e a constante busca por saber o que fazer.

Mensagem em vídeo: Um bom dia!

Vídeo com mensagem do irmão David , um monge beneditino altamente respeitado , autor e líder espiritual, faz refletir sobre os pequenos detalhes que podem representar muito no dia a dia. Trata-se de uma mensagem importante para que possamos ter um bom dia.

Sobre o amor...

Penso que o amor nos leva mais longe do que a razão, a razão procura explicar os sentimentos, já o amor não precisa encontrar argumentos para justificá-lo, porque ele é em si a própria justificativa. (André Ricardo Rieper)
Navegando pela internet, encontrei esse belo pensamento de Khalil Gibran, narrado pela atriz Letícia Sabatella, intitulado "Sobre o amor". Confesso que sempre volto a assistir, convido você a conferir e, quem sabe, fazer o mesmo!

Deus existe...

O vídeo produzido pelo Ministério da Educação da Macedônia, apresenta Albert Einstein, enquanto criança, em dialética com o seu professor, o tema é Deus!

Sobre amar, envelhecer e ser útil...

O vídeo é uma reflexão sobre o direito de envelhecer ao lado de quem se ama e, ainda, sobre a "inutilidade" ou a utilidade de alguém e os seus signifiados.

A mulher invisível...

A mulher invisível é um vídeo que traz uma poderosa mensagem de Nicole Johnson sobre a mulher de "hoje".
Nicole Johnson é uma autora de best-seller , performer e palestrante motivacional. Nicole é uma criativa comunicadora, está classificada entre as palestrantes mais procuradas na América hoje. Sua capacidade única de misturar humor e compaixão, faz com que ela possa captar e transmitir os mais íntimos sentimentos das mulheres que enfrentam lutas diárias da vida, independente de idade. Não deixe de assistir!

Use filtro solar, reflexão sobre a vida...

Se você tem mais de 40 anos, assista, se não tiver, assista também, na verdade a reflexão é sobre a vida e independe de idade.

Poema de Frei Tito escrito durante o golpe militar...

Publico aqui uma homenagem à Frei Tito de Alencar Lima, torturado durante o golpe militar que inicou em 31 de março de 1964, para mim, um lamentável episódio na história brasileira.

"Liu Wei", veja o que o amor pode fazer...

Tenho certeza que existem muitos exemplos neste mundo, assim como este que apresento-lhes aqui. Trata-se de "Liu Wei" vencedor da final do "Got Talent 2010" na China. Um acidente elétrico na infância fez com que ele perdesse os dois braços completamente, mas, "Liu Wei" não perdeu a esperança, o amor e a alegria em viver.
Não preciso de palavras para descrever o que ví, basta o exemplo! Assista ao vídeo na íntegra e surpreenda-se! Deus os abençoe!

Piano solo - 37 videos...

Minhas composições e interpretações com solo em piano...

Jazz...

MPB...

Elas cantam...

Aqui você pode conferir minha playlist com 25 videoclips cantados só por elas.

Música - Rock nacional e política...

Rock Internacional...

Academia Joinvilense de Música...

Escola de Música especializada em aulas de guitarra, violão, baixo, bateria, teclado, piano, técnica vocal e canto. Escola de Música (47) 3029-0727 - 9917-2978 - Joinville/SC.